* Fonte : Dietas e Dicas – Revista Digital (adaptado)

O ovo na dieta por muito tempo foi considerado um vilão para saúde, acusado de aumentar o colesterol, era o primeiro a ser expulso dos cardápios de dieta. Mas pesquisas revelaram que o ovo, ao contrário do que se acreditava, é um alimento poderoso e saudável, até para quem quer perder peso.

Benefícios do ovo

Por ser fonte de proteína e rico em aminoácidos essenciais, o ovo leva mais tempo para ser digerido, o que ajuda no aumento da saciedade. E mais, a gema tem gorduras do bem, como a monoinsaturada e o ômega 3, o que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina que disparam o apetite e favorecem o depósito de gorduras. Daí o motivo de ingerir esse alimento no café da manhã.

Principalmente a clara, que possui um aminoácido chamado leucina, ele ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura. Essa substância é muito usada por esportistas justamente por reduzir a perda de massa magra (músculos). Ou seja, faz com que a pessoa perca apenas gordura, e também quanto mais músculos seu corpo tem, mais calorias ele queima.

O ovo é um alimento pouco calórico, você pode comê-lo sem culpa, já que os tipos cozido e pochê têm apenas 89 calorias cada. Já o mexido contém 134 caloris, pois leva uma colher (chá) de óleo vegetal (portanto, se for em casa, prepare o seu numa frigideira de tefal, SEM óleo!!). Evite o frito, que tem cerca de 178 calorias.

Ovo para pele e humor

A gema já foi a parte mais temida do ovo, mas recentemente assim que perdeu a fama de vilã, ganhou o status de funcional. Nela tem vários nutrientes que atrasam o aparecimento de rugas, como as vitaminas A, B, D, E, K, além dos minerais zinco, ferro e selênio. Essas substâncias tem o poder de combater o envelhecimento das células e ainda melhoram a memória. Melhora o humor e dár sensação de bem-estar, também é uma funcao do aminoácido triptofano contido no ovo. Ele é essencial para a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela felicidade. Além disso, pesquisa realizada na Bélgica, relataram que o ovo tem o poder de aliviar os níveis de ansiedade. Ótima notícia para quem quer enxugar as formas, porque quando nos sentimos bem, fica mais fácil controlar os nervos e o garfo.

E o colesterol ?

O medo do colesterol é o maior temor para quem deseja consumir ovo. Mas agora está comprovado, comer ovo não tem influência na taxa de colesterol. Pelo contrário, ele apresenta grande quantidade de ácidos graxos mono e poli-insaturados que auxiliam no controle do colesterol, além do aminoácido colina, que atua na redução dos níveis dele.

Mas nada de exageros, o ideal é consumir 1 ovo por dia no café da manhã, mas nada de afogá-lo no óleo. O ideal é comê-lo cozido, pois tem menos calorias. Trocar o pão por torrada integral também é uma boa opção para emagrecer mais rápido.

SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG  POR EMAIL NO LINK AO LADO DESTE POST
OU CLIQUE CURTIR NO FACEBOOK NA FAN PAGE ABAIXO, PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco
 
Instagram: @nutri.aline