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Nutricionista Clínica, esportiva, gestacional e infantil. Consultório em Alphaville e Itaim Bibi (Tel: 4175-9777) há 12 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Como se alimentar no Natal?

No dia 24, siga seu plano alimentar normalmente até às 18 h. Aí faça um sanduíche com pão integral light, atum, maionese light, alface e tomate. Você chegará à Ceia com menos fome.
Na Ceia de Natal, aí sim, permita-se comer tranquilamente , afinal é um dos prazeres da vida. Será bom para seu estado de espírito! 
No dia 25/12, após o almoço, é tempo de retomar a alimentação saudável!

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sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Como manter o peso perdido? - ERRO 9 - Relaxar depois de emagrecer!

Hoje vamos abordar um tema muito importante no emagrecimento: a MANUTENÇÃO! É comum que seja muito mais fácil emagrecer que manter o peso perdido longe. Quantas pessoas você conhece que emagreceram e depois recuperaram todo peso e ainda acumularam peso extra? Para evitar que isso aconteça, diversas medidas devem ser tomadas, inclusive durante o processo de emagrecimento, para que a pessoa esteja psicologica e metabolicamente em condições de alcançar a manutenção do peso. Algumas delas seriam:
* Emagrecer com um Programa Alimentar individualizado, que considere sua rotina, preferências, paladar e necessidades. Desta forma, se inicia uma reeducação alimentar. Se a alimentação for saborosa e prática, será fácil segui-la sempre.
* Praticar atividade física durante todo o processo de emagrecimento, em busca não só de queimar calorias, mas sim de aumentar a quantidade de massa muscular e, assim, acelerar o metabolismo.
* Aprender, durante o emagrecimento, quais são os alimentos que trazem maior saciedade, aqueles que devem ter seu consumo moderado, os que aceleram o metabolismo, os que melhoram o funcionamento intestinal... Essas informações devem ser guardadas, pois se quiser manter o peso, precisará também manter hábitos saudáveis.
*Ao terminar de emagrecer, continuar com acompanhamento nutricional, com uma Programa Alimentar para manutenção de peso, também individualizado. As pessoas muitas vezes como era sua rotina antes, sabem exatamente como emagrecer, mas não têm a menor idéia de como manter o peso, de que alimentos pode acrescentar à sua dieta... Só pare o tratamento, quando tiver alta, ok?
* Continuar praticando atividades físicas.
*Acompanhe sempre seu peso. As pessoas não devem se conformar a ganhar 1 ou 2 kg, mesmo depois de emagrecer 20 kg. Lembre-se de tomar atitudes quando o ganho ainda for pequeno e o caminho de volta será rápido e fácil.
*Mantenha um diário alimentar por quanto tempo puder, para que tenha exata idéia do que está comendo. Assim, você não começará a fazer pequenos acrescimos, que somados, levam ao aumento do peso.

Uma pessoa que tem tendência a ganhar peso nunca deixará de ser assim, mesmo depois de emagrecer. Então, ela deve se conformar com o fato de que terá que se controlar para o resto da vida. Alcançar a perda de peso ideal não é motivo para deixar de praticar atividade física, comer corretamente e frequentar um especialista. (Veja, 07/11/2011)

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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Verão e Atividade física

Por Prof. Dr. Marcelo Massa*

Sim, o verão chegou! E com ele o brilho do sol, as temperaturas elevadas, atividades ao ar livre, planos para 2012... O clima pode provocar mais disposição na maioria das pessoas, porém é preciso ter cautela nas atividades físicas.  Cuidado com práticas desmedidas e desorientadas!
Praticantes de atividade física com histórico de diabetes, hipertensão e cardiopatias costumam ser melhor orientados pelo médico e acompanhados devidamente por profissionais da área de Ciências da Atividade Física.. Contudo, diversos praticantes que estão em busca de perder peso ou de "esculpir seus corpos"para o verão, muitas vezes extrapolam os limites da atividade física de maneira inconseqüente e desorientada, colocando em risco a própria saúde.
Assim, alguns cuidados relacionados ao clima da estação, bem como a consciência sobre a prática de atividade física devem ser tomados:

1)   Consulte seu médico: ele fará uma avaliação geral da sua prontidão para a prática de atividade física.
2)   Procure um educador físico. Apenas este profissional estará apto para prescrever, acompanhar e avaliar um programa de atividade física que respeite a sua individualidade. Hoje em dia, além de academias e do “personal training”, existem diversas assessorias esportivas que prestam serviços interessantes, unindo o trabalho em grupo com planilhas e acompanhamentos individualizados durante a atividade.
3)   Use protetor solar e prefira as primeiras horas da manhã ou mesmo o fim da tarde, quando o sol está mais ameno.
4)   Escolha um tênis adequado, boné e opte por vestimentas leves, soltas, confortáveis e de cores claras, que darão maior amplitude ao movimento, deixando a maior parte do corpo descoberta para que ocorra a evaporação da umidade da pele devido ao calor.
5)   A praia serve de inspiração para a caminhada e a corrida. Porém, é preciso evitar os terrenos inclinados.
6)   Prefira alimentos leves, frutas e beba muita água. Consulte um nutricionista para maiores orientações sobre o consumo de alimentos “pré-treino – treino – pós treino”.
7)   Pelo menos a cada 30 minutos de atividade física, hidrate-se. Portanto, programe-se quanto aos pontos de hidratação em sua atividade ou tenha uma garrafinha à mão. Obs. A sede já é sinal de desidratação.
8)   Procure a prática ao ar livre, em locais arborizados e paisagens estimulantes. Em caso de ambientes fechados, observe sempre a boa circulação do ar.


Prof. Dr. Marcelo Massa - Possui Mestrado (1999) e Doutorado (2006) em Educação Física pela Universidade de São Paulo na Área de Biodinâmica do Movimento Humano. É Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) - Curso de Ciências da Atividade Física (CAF). É Líder do GEPCHAM (Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras- EACH/USP) e Coordenador Administrativo do LABCAF (Laboratório de Ciências da Atividade Física) da EACH-USP.


Contato: mmassa@usp.br

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sábado, 3 de dezembro de 2011

Meu artigo sobre verão na coluna "Acontece em Alphaville" deste mês

Armas para enfrentar o Verão

Por Aline Lamarco*


Chega o verão e, com ele, muitas dúvidas sobre a alimentação. É importante lembrar que o verão traz mudanças fisiológicas no organismo que exigem um ajuste alimentar. Ocorre uma diminuição do metabolismo basal em relação às necessidades do frio, por isto, o consumo calórico deve ser menor.
O primeiro passo é lembrar-se da hidratação. Nos dias quentes ocorre o aumento da temperatura corporal e da transpiração (maior perda de líquidos e minerais). Assim, é importante aumentar o consumo de água, sucos e água de coco, antes mesmo que a sede apareça. Além da água, para manter-se hidratado, alguns minerais e eletrólitos são de fundamental importância. Eles são encontrados nas frutas, verduras e legumes, que devem ser ingeridos com frequência e variedade.

Para muitos existe o “projeto verão”, uma dieta rápida a tempo de recuperar o tempo perdido. Fuja das dietas radicais! Se seu objetivo for perder peso, busque uma reeducação alimentar, que o faça perder peso de forma saudável e definitiva.

O ideal para a época mais quente do ano é evitar o consumo de preparações pesadas e gordurosas, que podem provocar mal-estar e sensação de moleza. Dê preferência às carnes magras (grelhadas ou cozidas), saladas de folhas verdes, legumes, verduras, frutas e produtos integrais (ricos em fibras), saudáveis e que auxiliam a boa forma.

Se o verão incluir viagens, cuidado com as refeições fora de casa. Modere no consumo de fast foods, guloseimas e massas. Atente-se à higienização dos alimentos, principalmente na praia. Evite comprar produtos de vendedores ambulantes, especialmente no final da tarde, quando os produtos já estão expostos ao calor há muito tempo. Evite comprar, por risco de toxi-infecção alimentar, sanduíche natural, queijo coalho, camarão frito no espeto, abacaxi exposto no gelo, salada de frutas, caipirinha, amendoim com casca e cachorro-quente. Ficam permitidos biscoito de polvilho, picolé industrializado (preferir de frutas), esfiha de queijo, milho-verde e coco. Evite o álcool, que aumenta o risco de desidratação, mas se for consumir, prefira a cerveja, e, antes, lave bem a lata. Não coloque gelo em suas bebidas! Procure fazer um café da manhã super-reforçado antes de sair de casa, para a fome não bater rapidamente.
Pratique exercícios físicos e outras atividades que envolvam muito movimento, como a dança, por exemplo. Aproveite a praia para caminhar, correr e nadar.

*Aline Lamarco é nutricionista e personal diet, Pós Graduada em Nutrição na Infância e Adolescência - Unifesp-EPM; cursou de Abordagens Inovadoras no Tratamento da Obesidade e da Compulsão Alimentar - Ambulim e Fitoterapia Clínica Aplicada

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Contato:
Aline Lamarco

Fone: 11 4175-9777 / 98184-0000



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