Proteínas, Carboidratos e a Gordura Abdominal

Proteínas, Carboidratos e a Gordura Abdominal

Um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, e publicado pela Sociedade Americana de Ciências Nutricionais (The American Society for Nutritional Sciences) em maio de 2005, mostrou que a substituição de carboidrato por proteina na dieta diária ajuda a reduzir a obesidade abdominal na população. Vários grupos étnicos foram pesquisados neste estudo obtendo-se um resultado semelhante em todos.

Substituir 5 colheres de sopa de arroz ou 1 prato cheio de massa por 1 filé de frango ou de carne ajuda pessoas saudáveis a manter a linha e evitar o acúmullo de gordura visceral. Esta gordura, que se deposita nos órgãos internos, está relacionada com doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes, além de deixar o abdomen inflado e inestético, o temido barrigão.

Para se evitar o ganho de peso, que vem com o passar dos anos e a redução da atividade física, é essencial incorporar a dupla filé e folhas no cardápio diário e reduzir o consumo de carboidratos como arroz, batata, pães e massa. Legumes, verduras, leguminosas (como os feijões) e frutas fornecem carboidratos, muitas vitaminas e minerais, são pobres em calorias e ricos em fibras. A silhueta e a saúde agradecem.

Fonte: The American Society for Nutritional Sciences J. Nutr. May 2005

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2018-10-18T17:54:40+00:00

About the Author:

Aline Lamarco - Nutricionista em Alphaville - Nutricionista Estética, Esportiva, Clínica e Materno-infantil. Planos alimentares individualizados e saborosos, baseados na Gastronomia saudável, em busca do bem-estar físico e psicológico, que levam à resultados definitivos. Treze anos de experiência em consultório, Pós-graduada em Nutrição Esportiva (USP) e Materno-infantil (UNIFESP), com título de Especialista em Fitoterapia (ASBRAN).

2 Comments

  1. Denis 30 de agosto de 2012 at 00:34 - Reply

    Pelo que sei, as frutas possuem um alto teor de carboidratos, que, se consumidos no período noturno, podem aumentar o acúmulo de gordura. Correto ou não?

  2. Eu indico que sejam consumidas ao longo do dia e para o período noturno, mais proteínas como iogurte light, carnes, saladas.

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