Hoje é sexta-feira e nada mais oportuno que falar sobre refeição livre ou o famoso dia do lixo. Muitos pacientes me perguntam se podem/devem fazer o dia do lixo, que seria um dia da semana para comer e beber o que quiser e ainda continuar com os benefícios da dieta. 
Bom, esse tema é muito polêmico na Nutrição e minha posição, como sempre, é o caminho do meio. Primeiramente, no consultório eu libero os pacientes, na grande maioria dos casos para uma refeição livre na semana, não o dia todo. Isso vale para os pequenos também. Acho o dia todo muita coisa e pode se colocar a dieta à perder, dependendo de quanto a pessoa sair. 
Eu costumo liberar a pessoa para comer e beber o que quiser na dieta na refeição livre, respeitando as condições especiais como patologias, gestação, idade… que tem restrições para refeição livre, claro. Pode mesmo cerveja, nutri? O que quiser! Claro que sabemos que o ideal para dieta é a pessoa não beber, é catabolico, mas o objetivo aqui é o bem-estar psicossocial. O mais importante é a pessoa se sentir bem com a alimentação e seguir no longo prazo, tendo muiiito mais resultado do que se seguisse apenas um mês. Mais uma vez, se for uma gestante, por exemplo, não poderá beber ou comer carne mal passada, por exemplo, mas poderá matar aquele outro desejo. 
Outra coisa importante é que no consultório não chamo essa refeição de lixo, pois não considero que nenhum alimento seja lixo, apenas menos indicado para o consumo frequente. Refeição livre soa melhor, né? Acredito que a refeição livre crie mais vínculo entre o paciente e a dieta, fazendo com que o paciente siga mais motivado e escape menos nos outros dias. Também pode ter o papel de acelerar o metabolismo! Importante: as pessoas emagrecem muito mesmo assim! ???

E você, faz sua refeição livre? Quantas vezes por semana? 

Beijos,
Aline Lamarco
Nutricionista Alphaville – CRN3:17.183
Al. Madeira, 258 – Cj 1302 – Alphaville – Barueri – SP
Tel (11) 4175-9777 ou WhatsApp: (11) 98184-0000 (apenas para agendamentos)