Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista Esportiva, clínica, gestacional e infantil. Especialização em Nutrição Esportiva (USP) e em Nutrição Materno-infantil (UNIFESP). Especialista em Fitoterapia (ASBRAN). Consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 13 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Está na hora de fazer um check-up?

Realizar exames periodicamente ser muito importante para avaliar sua saúde, saber se há alterações hormonais, prevenir doenças... Fazer um check-up médico significa realizar vários exames médicos para garantir que está tudo bem com a saúde e diagnosticar precocemente alguma doença que pode ainda não ter manifestado sintomas.


Normalmente, a necessidade de se realizar um check-up depende do estado de saúde da pessoa, seu histórico de doenças e doenças familiares e a frequência com que deve fazer os exames deve ser decidido pelo clinico geral, que acompanha o indivíduo.
No entanto, na maioria dos casos é importante fazer exames de rotina com a seguinte frequência:
Adultos saudáveis2 em 2 anos
Pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes ou câncer
6 em 6 meses
Pacientes com fatores de risco, como obesidade, fumantes, sedentários, colesterol elevado
1 vez por ano
Além disso, os pacientes com fatores de risco para desenvolver problemas, principalmente cardíacos, devem ter especial atenção à sua saúde, estando atento a alterações no organismo, como cansaço fácil ou dor no peito, por exemplo.
Neste caso, é fundamental fazer exames mais específicos a partir dos 30 anos, no caso do homem e, a partir dos 40 no caso da mulher. 

Exames mais comuns

O check-up médico básico que deve ser feito por homens e mulheres e inclui exames, como:
  • Exame de sangue, como hemograma completo;
  • Análises de urina e fezes;
  • Eletrocardiograma, que é um exame do coração;
  • Exame oftalmológico, para avaliar a visão.
Esses exames do check-up dão informações sobre o funcionamento de alguns órgãos e sistemas, como rins, visão, fígado ou coração, por exemplo e, podem ser úteis na pesquisa de parasita e vírus no organismo, assim como condições do sangue, como anemia, leucemia, níveis de açúcar e ferro, entre outros dados.
Além disso, as mulheres saudáveis também devem realizar o Papanicolau também chamado de preventivo. Os homens devem realizar um exame de ultrassonografia e PSA, para avaliar a próstata.

Check-up para fumantes

O check-up para fumantes inclui exames como:
  • Hemograma completo, glicemia, colesterol, proteína C reativa;
  • Análise de marcadores tumorais, como Alfa-fetoproteína, CEA, AG. NSE, CA 19.9;
  • Exame de urina e fezes;
  • Analise de expectoração, com pesquisa de células cancerígenas;
  • Espirometria com avaliação de função respiratória;
  • Eletrocardiograma com prova de esforço.
  • TAC ao tórax;
Estes exames visam principalmente despistar doenças comuns entre os fumantes como a doença cardiorrespiratória e câncer de pulmão, por exemplo.

Fonte: https://www.tuasaude.com/check-up-medico/

Beijos,
Aline Lamarco
Nutricionista Alphaville - CRN3: 17.183
Nutricionista Esportiva, Emagrecimento, Reeducação Alimentar e Nutricionista Materno-infantil -  USP e UNIFESP - Dietas Saborosas!
Tel.: (11) 4175-9777
WhatsApp: (11) 98184-0000 (apenas para agendamentos)

Beijos,
Aline Lamarco
Nutricionista Alphaville - CRN3: 17.183
Nutricionista Esportiva, Emagrecimento, Reeducação Alimentar e Nutricionista Materno-infantil -  USP e UNIFESP - Dietas Saborosas!
Tel.: (11) 4175-9777
WhatsApp: (11) 98184-0000 (apenas para agendamentos)

SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG OU CLIQUE CURTIR NA PÁGINA DO FACEBOOK PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: www.facebook.com/nutri.aline

ACOMPANHE TAMBÉM PELO INSTAGRAM: www.instagram.com/nutri.aline
Nutricionista esportiva alphaville, nutricionista esportivo alphaville, nutricionista materno infantil alphaville, nutricionista alphaville, nutricionista gestantes alphaville, reeducação alimentar alphaville, blog nutricionista, nutri alphaville, melhor nutricionista alphaville, dicas para emagrecer,perder barriga, blog nutrição esportiva, dicas para emagrecer, nutricionista alphaville, nutricionista esportiva alphaville

Nenhum comentário: