Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista Clínica, esportiva, gestacional e infantil. Consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 12 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

5 Benefícios de se começar as refeições com uma salada


Entenda porque iniciar suas refeições com verduras e legumes pode ter um efeito positivo para a sua saúde!


Manter uma alimentação saudável e desenvolver novos hábitos não é uma tarefa fácil. Um exemplo é quando chega a hora do almoço e a fome nos faz “atacar” tudo o que vemos pela frente: arroz, feijão, massas, carnes e até mesmo frituras. Contudo, o que poucas pessoas sabem é que começar as refeições com uma salada pode trazer ótimos benefícios para a sua saúde.
Veja, a seguir, alguns dos motivos para controlar a ansiedade e começar o almoço ou jantar com um belo prato de vegetais:

1-Mais saciedade

É comum, quando sentimos muita fome, comermos mais do que o necessário. Começar as refeições com uma salada pode ajudá-lo a evitar que isso ocorra, pois, após ingerir uma porção de legumes e verduras, seu estômago já não estará vazio e ficará mais fácil controlar as quantidades de alimentos mais calóricos que serão ingeridos em seguida.

2 – Auxilia na digestão

Começar as refeições com uma salada também pode ser extremamente benéfico para a digestão dos alimentos, pois o processo de mastigação estimulará a produção do suco gástrico, essencial para o bom funcionamento do aparelho digestivo durante o consumo de outros alimentos.

3 – Maior controle dos níveis de glicose

Vegetais são ricos em fibras que, por sua vez, contribuem para a redução da absorção de glicose na corrente sanguínea. Tal fator aumenta também a sensação de saciedade.
Entretanto, deve-se tomar cuidado com molhos e temperos industrializados, que possuem uma quantidade muito alta de calorias, corantes, conservantes, sódio e outros aditivos que, além de não serem saudáveis, podem oferecer risco de rejeição e até mesmo reações alérgicas.

4 -  Absorção de nutrientes

Legumes, frutas e verduras são alimentos facilmente digeridos pelo seu organismo, além de auxiliar na reposição de nutrientes importantes para o corpo humano. Pelo fato dos vegetais serem tão ricos em mineiras, vitaminas e fibras, começar as refeições com uma salada pode facilitar a absorção de nutrientes pelo organismo.

5 – Nesse calor, nada como alimentos frescos!


Por último, é válido lembrar o quanto um prato de vegetais frescos pode ser refrescante nos dias quentes de verão. Sem dúvida, degustar seus legumes e verduras prediletos será muito mais agradável ao seu paladar e bem-estar do que comidas quentes e “pesadas”.


Gostou de conhecer alguns dos benefícios de se começar as refeições com uma salada? Já tentou colocar essas dicas em prática? Compartilhe suas experiências nos comentários. E, caso tenha qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato para obter auxílio profissional. Até a próxima! 

SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG OU CLIQUE CURTIR NA PÁGINA DO FACEBOOK PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: http://www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco
ACOMPANHE TAMBÉM PELO INSTAGRAM: @NUTRI.ALINE

2 comentários:

Gustavo Woltmann disse...

Eu já me acostumei a comer salada antes porque minha família me ensinou dessa forma. Sinto falta quando não tem salada na refeição.

Aline Lamarco - Nutricionista Alphaville (Tel: 4175-9777) - CRN3: 17183 disse...

Que ótimo, Gustavo! Sua saúde agradece! 😊