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Nutricionista Clínica, esportiva, gestacional e infantil. Consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 12 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Refeição livre: Pode?

Hoje é sexta-feira e nada mais oportuno que falar sobre refeição livre ou o famoso dia do lixo. Muitos pacientes me perguntam se podem/devem fazer o dia do lixo, que seria um dia da semana para comer e beber o que quiser e ainda continuar com os benefícios da dieta. 
Bom, esse tema é muito polêmico na Nutrição e minha posição, como sempre, é o caminho do meio. Primeiramente, no consultório eu libero os pacientes, na grande maioria dos casos para uma refeição livre na semana, não o dia todo. Acho o dia todo muita coisa e pode se colocar a dieta à perder, dependendo de quanto a pessoa sair. 
Eu costumo liberar a pessoa para comer e beber o que quiser na dieta na refeição livre, respeitando as condições especiais como patologias, gestação... que tem restrições para refeição livre, claro. Pode mesmo cerveja, nutri? O que quiser! Claro que sabemos que o ideal para dieta é a pessoa não beber, é catabolico, mas o objetivo aqui é o bem-estar psicossocial. O mais importante é a pessoa se sentir bem com a alimentação e seguir no longo prazo, tendo muiiito mais resultado do que se seguisse apenas um mês. Mais uma vez, se for uma gestante, por exemplo, não poderá beber ou comer carne mal passada, por exemplo, mas poderá matar aquele outro desejo. 
Outra coisa importante é que no consultório não chamo essa refeição de lixo, pois não considero que nenhum alimento seja lixo, apenas menos indicado para o consumo frequente. Refeição livre soa melhor, né? Acredito que a refeição livre crie mais vínculo entre o paciente e a dieta, fazendo com que o paciente siga mais motivado e escape menos nos outros dias. Também pode ter o papel de acelerar o metabolismo! Importante: as pessoas emagrecem muito mesmo assim! 😊😊😊


Ser saudável

Muitas vezes as pessoas se preocupam apenas com o peso que elas tem, mas o mais importante é como elas chegam ao peso e não propriamente o peso, mesmo porque o "peso ideal" pode depender de muitos fatores. Nem sempre o magro é saudável. Mais importante é promover mudanças alimentares, praticar atividades físicas, beber bastante água, dormir bem, consumir mais alimentos naturais, menos industrializados, diminuir as gorduras... E principalmente sentir-se bem e saudável! #bodypositive #magrezanaoetudo #nutricionista #nutricionistaalphaville #nutricionistaalinelamarco #alinelamarco #teamalinelamarco #alinelamarconutricionista #nutricaoesportiva #instafit #reeducaçãoalimentar #perderpeso #emagrecer #emagrecercomendo #dicasparaemagrecer #alphaville #alphavilleearredores #barueri #osasco #santanadeparnaiba #granjavianna #granjaviana #aldeiadaserra #saude#obesidade #sobrepeso #nutricionistainfantil #comidadeverdade

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Exercícios em jejum?

Você acha que vale à pena treinar em jejum para emagrecer mais? Queima mais gordura? Na verdade você pode acabar apenas tendo uma hipoglicemia, diminuido performance e perdendo massa muscular, mas os estudos mostram que a perda de gordura não é superior para quem treina em jejum. Então para que fazer isso e correr esses riscos??? A exemplo disso, o estudo de SHOENFELD (2014), que colocou 20 mulheres para fazerem 1 hora de esteira a 70% da FC max , 3x semana, por 4 semanas, sendo que um grupo treinava em jejum e outro alimentado. Ao final do estudo, todas as mulheres perderam gordura na mesma magnitude, sem diferença significativa entre os grupos, de forma que realizar o exercício em jejum não trouxe maior queima de gordura. Porém sabemos que o treino em jejum pode diminuir muito a performance (e um treino mais intenso pode sim emagrecer mais), causar hipoglicemia e até levar ao catabolismo de massa magra. Portanto, a refeição pré-treino é importantíssima! Precisa ter alguma fonte de carboidrato antes! Escolha com seu nutricionista a fonte mais adequada às suas necessidades e treino, para que obtenha os melhores resultados! #partiutreino #jejum #treinaremjejum #treinoemjejum #nutricionistaesportiva #nutricionistaesportivo #nutricaoesportiva #treinoemjejum #exercicioemjejum #alphaville #alphavilleearredores #dicasparaemagrecer #instafit #dieta #treino #performance #catabolismo #prétreino #pretreino #hipoglicemia #alphaville #barueri #osasco #aldeiadaserra #granjaviana #granjavianna #santanadeparnaiba #musculacao #musculação #corrida #corredores #hipertrofia

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Reeducação Alimentar X Dietas da Moda

Fazer uma reeducação alimentar equilibrada com nutricionista é a decisão mais acertada para conquistar seus objetivos. O tratamento é individualizado, feito com os alimentos que o paciente gosta, sem excluir nenhum grupo alimentar como fazem as dietas da moda, as quais normalmente as pessoas só conseguem seguir por curto espaço de tempo, cheias de restrições (dieta sem gluten, Dunkan, low carb...) e depois retomam todo peso perdido, ou ainda mais. Dra Aline Lamarco - Nutricionista Clinica, Esportiva, Gestacional e infantil. Consultório há 12 anos em Alphaville , com técnicas inovadoras e diferenciadas, focando no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável. Agendamentos pelo telefone (11) 4175- 9777 ou Whatsapp (11) 98184-0000  #reeducaçãoalimentar#dicasparaemagrecer #dietanão#dietasemgluten #semgluten#semradicalismos #dietadunkan#dietasdamoda #nutricionistaesportiva #nutricionistagestantes #nutricionistagestacional #nutricionistamaternoinfantil #nutricionistainfantil #nutricionistaalinelamarco #alinelamarco #alinelamarconutricionista#teamalinelamarco #alphavilleearredores#alphaville #barueri #osasco #aldeiadaserra #granjaviana #granjavianna

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terça-feira, 29 de agosto de 2017

Combate ao fumo

Hoje foi o dia de combate ao fumo e aproveitei para fazer este post para estimular à reflexão sobre parar de fumar. Hoje parar de fumar de tornou muito mais fácil, com tratamentos, medicamentos, adesivos, técnicas... Realmente vale a pena conhecer! O processo ficou mais tranquilo, as pessoas conseguem parar com menos sofrimento, sem ganhar peso... Basta procurar os caminhos para se conquistar muito mais qualidade de vida, evitar doenças cardiovasculares, diminuir o risco de câncer, o envelhecimento precoce... 
E você, já conseguiu? Está tentando? Conte para nós!


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Acompanhamento nutricional de gestantes


O acompanhamento nutricional na gestação é muito importante e abrange uma série de assuntos que muitas vezes os casais nem pensam. No consultório costumo fazer um acompanhamento quinzenal, nos quais fazemos uma alimentação para evitar os enjoos, garantir o ganho de peso adequado da mamãe, que não deve ser excessivo nem insuficiente, prescrever o que fazer para preparar as mamas para o aleitamento materno, explicar sobre o aleitamento materno e aumentar seu sucesso pós nascimento do bebê, garantir os nutrientes necessários para o bebê, variar a oferta de nutrientes, prevenir e tratar complicações da gestação (como anemia, diabetes gestacional...), orientar quanto ao que não deve ser consumido na gestação, técnicas para ter mais leite, suplementação, dieta para lactação ... Enfim, oferecer as melhores condições para que seja a melhor gestação possível e não haja risco da mamãe ficar muito tempo sem pesar e ganhar peso demais (ou insuficiente) ou ficar sem nutrientes. Faça seu acompanhamento nutricional com um nutricionista materno-infantil, você merece esse cuidado! Marque sua gravidinha querida aqui para que ela lembre desta parte importante! 


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sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Hamburguer caseiro saudável

Final de semana chegando e você já está pensando em fast-foods? Que tal preparar seu próprio fast-food e fugir dos lanches ricos em sódio e gorduras? Lá vai uma receitinha:

👉Hambúrguer caseiro saudável


Ingredientes:

1 kg de patinho magro moído
2 colheres de sopa de farinha de aveia (ou aveia em flocos)
1 cebola média ralada
Temperos à gosto (sugestão: sal, pimenta e cheiro verde)

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes e molde os hamburgueres com 150 g cada. Coloque no forno a 180 graus ou na frigideira anti aderente (com 2 a 3 colheres de sopa de água antes) por 3 a 4 min de cada lado.

O preparo é rápido e fácil! Conte para nós nos comentários como saiu sua receita! :)

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quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Ame-se como você é! :)


Esse é um quadrinho que tenho na minha clínica e reflete muito do que eu penso. É muito importante respeitar sua individualidade genética e sua natureza. 
Claro que não é desculpa para se conformar e descuidar da sua saúde, mas é necessário entender que se você tem a tendência a ser magro e longilíneo, dificilmente ficará suuuper musculoso; se sua natureza sempre foi um pouco "cheinho", não precisa querer ficar com peso de modelo e etc
Não fique aficcionado com as imagens das revistas e da internet! O importante é ser saudável, cuidar da saúde, alimentação, fazer uma atividade física, SE AMAR e SE RESPEITAR acima de tudo! 
Fuja de padrões e de modismos! Mesmo que você queira transformar algo, será mais fácil se você se amar e se aceitar, trabalhe sua autoestima! :)


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