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Nutricionista Clínica, esportiva, gestacional e infantil. Consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 12 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Alimentação correta para ganho de massa muscular

Uma das coisas que mais vejo no meu consultório são pacientes que querem danhar massa muscular e eliminar gordura. Conseguir, efetivamente, ganho muscular sofre a influencia de inúmeras variáveis e depende muito mais que de apenas um treinos de musculação. Temos fatores como a carga genética, a quantidade de sono, a duração dos intervalos entre as refeições, o que omer antes do treino, pós treino... 

Vamos, então, falar um pouco sobre a alimentação. A dieta deve ser balanceada, sempre com ênfase no consumo de vegetais e frutas, pois são alimentos reguladores, fonte de vitaminas e minerais, responsáveis pela saúde e disposição. Proteínas, carboidratos e lipídios – mais importante do que a quantidade é a qualidade dos alimentos a serem consumidos. Nem todas as proteínas são iguais, e o mesmo acontece com os carboidratos e lipídios.

Proteína – Alimentos construtores
Responsáveis pela parte estrutural de tecidos, compõe mais de metade do peso seco do corpo é proteína, incluindo músculos, sangue, enzimas e hormônios. Se a proteína ingerida é insuficiente ou de baixa qualidade isto se reflete na capacidade física e pode trazer perda muscular. O exercício "gasta" reservas de proteínas, pois quando acaba o glicogênio do fígado, segue para o glicogênio muscular e depois para as reservas protéicas musculares. Assim, a atividade física aumenta consideravelmente a demanda de proteína pelo corpo. Para haver crescimento muscular tem que haver substrato, no caso aminoácidos prontamente disponíveis para repor as perdas e permitir a multiplicação das células do músculo.

Quanto maior for o valor biológico da proteína, mais aminoácidos e nitrogênio o organismo irá reter. O ovo é considerado a fonte de proteína mais assimilável, e recebe a graduação 100. Todas as demais proteínas são graduadas comparativamente em sua absorção em relação à proteína do ovo.

Whey Protein – a campeã
Os alimentos de alto valor biológico são basicamente as proteínas de origem animal, como os ovos (100), leite (90), carne, peixe e aves (80), e também há proteínas sintetizadas industrialmente como a proteína do soro do leite (Whey Protein), cuja gradação supera a do ovo, variando entre 110 e 160. As proteínas de origem vegetal possuem um aproveitamento protéico menor como, por exemplo, os feijões (50).

Carboidratos: é importante lembrar que apesar do músculo ser basicamente composto de proteína, o combustível principal utilizado por ele durante atividades físicas é o glicogênio (fruto dos carboidratos). O consumo de refeições 100% Carbs free pós treino é ineficaz, pois é preciso energia para que a proteína seja absorvida e aproveitada da melhor forma, cumprindo seu papel construtor. 

Proteínas devem ser consumidas em todas as refeições, para facilitar a reparação muscular e o crescimento das fibras musculares, não só após o treino. As quantidade recomendadas variam conforme idade, sexo, altura, peso e atividade física, devendo ser estabelecida dentro de um Programa Alimentar Individualizado. 

É perigoso ingerir proteína demais?
Sim, além do excesso não ser aproveitado, pode prejudicar os rins.  Apenas um profissional responsável pode definir qual a quantidade correta para você e se o uso de suplementos é necessário e seguro no seu caso.

Por Aline Lamarco
Nutricionista
CRN 17183

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quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ovos mexidos ou cozidos?

Muitos relatam gases quando consomem ovos. Os motivos são muitos, o ambiente intestinal e o modo de preparo. Pessoas que nunca usaram ou não usam probióticos apresentam muitas bactérias ruins capazes de produzirem gases a partir de proteínas. A técnica de preparo também influência muito nisso, uma vez que os arranjos químicos de um ovo cozido são diferentes de um ...ovo mexido, por exemplo. Durante o cozimento (mais lento) são formados mais arranjos como pontes dissulfeto quando se compara ao ovo mexido. Nos ovos mexidos várias ligações são quebradas. Em outras palavras, ovos mexidos podem gerar menos gases que cozidos! Não precisa deixar de comer ovo cozido mas se vc é daqueles que produz muitos gases não custa selecionar a melhor técnica.😉👊👍 

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quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Transforme seu projeto verão em Projeto Vida!



E você, está pronto para o verão? Está se sentindo bem consigo mesmo? Pode ser uma excelente idéia aproveitar o embalo ‪#‎projetoverao‬ para iniciar ou retomar hábitos alimentares mais saudáveis e uma ‪#‎reeducaçãoalimentar‬ . São os ‪#‎primeirospassos‬ de um ‪#‎projetolongoprazo‬para uma vida mais feliz, saudável e cheia de disposição. É uma boa fase também para iniciar o processo com crianças e adolescentes, para fugir do ganho de peso das férias, mas ainda com uma alimentação saborosa. Temos pacotes até fevereiro, que podem iniciar em outubro, novembro ou dezembro, para que ao longo das consultas realmente haja um aprendizado nutricional completo. Informe-se! Podem ser pagos parcelado no cartão de crédito. ‪#‎alphaville‬‪#‎alphavilleearredores‬ ‪#‎centrocomercialdealphaville‬ ‪#‎nutricionistaalinelamarco‬‪#‎nutricionistaalphaville‬ ‪#‎nutricionistaesportivo‬ ‪#‎nutricionistaesportiva‬‪#‎nutricaoesportiva‬ ‪#‎nutricaoinfantil‬

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domingo, 4 de outubro de 2015

Novidade: pagamento com cartões!


Vocês pediram e agora as consultas poderão ser pagas com cartões de débito e crédito!

Aceitamos as bandeiras Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Diners, Maestro, Ticket Refeição e Sodexo.

Teremos ainda pacotes de verão para:

Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro:
pagamento em 4x no cartão de crédito

Dezembro, Janeiro e Fevereiro:
pagamento em 3x no cartão de crédito

Informe-se no telefone 4175-9777!



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