Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista Clínica, esportiva, gestacional e infantil. Consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 12 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

terça-feira, 24 de março de 2015

Quase metade das grávidas engordam mais do que o recomendado, aponta estudo

Você viram esta reportagem abaixo na Revista Crescer? É por isso que faço um programa bem completo para gestantes, com encontros quinzenais, para não correr o risco do peso disparar, aumentar a pressão arterial, desenvolver diabetes, garantir os nutrientes necessários para o bebê, prevenir estrias, preparar as mamas para a amamentação... Após o parto, há a sequencia com o acompanhamento da amamentação e a perda de peso da mamãe.


Uma pesquisa divulgada no jornal Obstetrics & Gynecology, a publicação oficial doAmerican College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), nos Estados Unidos, revelou um dado preocupante: 47% das grávidas ganham mais peso do que o indicado durante a gestação. Para chegar a esse resultado, os cientistas analisaram informações de cerca de 44 mil mulheres, que deram à luz entre 2010 e 2011 nos Estados Unidos. Os pesquisadores ainda não identificaram ao certo quais são os fatores que contribuem para o excesso, mas os resultados apontam outro dado crítico: mulheres que estão obesas ou acima do peso no início da gravidez têm de duas a três vezes mais chances de engordarem além do que deveriam. “Por isso, é importante que aquelas que estão planejando engravidar no futuro mantenham um peso saudável”, conclui a doutora Andrea Sharma, cientista sênior na Divisão de Saúde Reprodutiva doCenters for Diseases Control and Prevention (CDC) e autora do estudo.
Grávida na balança (Foto: Thinkstock)

É claro que essa não é uma tarefa fácil. “A rotina agitada não permite, muitas vezes, que a gestante faça uma dieta saudável durante o dia, por conta da correria do trabalho. Outro fator que contribui para o ganho de peso é a falta de tempo para fazer atividade física”, explica o ginecologista e obstetra Luis Fernando Leite, do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP). Algumas armadilhas, como comer fora de hora e ingerir carboidratos em excesso, como pães, bolachas, bolos e doces em geral, também podem fazer o ponteiro da balança andar mais do que deveria. O consumo de bebidas industrializadas, como sucos e chás, que costumam conter alto teor de açúcar, aumentam consideravelmente a ingestão de calorias.
Quais são os riscos?

O ganho excessivo de peso durante a gestação pode trazer sérios problemas tanto para a mãe quanto para o bebê. Além de aumentar os riscos de a mulher desenvolver pressão alta e diabetes, os quilos extras podem provocar dores nas costas, dores articulares, inchaço, prisão de ventre, infecções e dificuldade para respirar e dormir. Isso sem falar na possibilidade de ter varizes e estrias, que deixam marcas na pele. Vale ressaltar ainda que, quanto mais peso a mulher ganhar na gravidez, mais esforço terá que fazer para emagrecer após o nascimento do bebê. “Estudos mostram que o fracasso em retornar ao peso anterior no período de seis a doze meses após o parto é um importante indicador de obesidade para a mãe a longo prazo”, explica Andrea.

Outros fatores que a consequência do controle de peso traz são o risco de complicações no parto, de prematuridade ou do bebê nascer acima do peso ideal -- o que aumenta a chance da criança ser obesa.
Nada de comer por dois

“Um embrião de 14 semanas deve pesar em torno de 100 gramas. Com 20 semanas (na metade da gravidez), o peso médio é de apenas 300 gramas e com 27 semanas (seis meses completos), cerca de um quilo. Portanto, não se justifica engordar muito até pelo menos cinco meses de gravidez”, explica Leite.
O primeiro trimestre não requer um reforço na dieta – mesmo porque os enjoos são frequentes e, por conta disso, o apetite costuma diminuir. “Nessa fase, a mãe possui reserva dos nutrientes necessários para o desenvolvimento do feto, desde que não tenha iniciado a gestação abaixo do peso”, explica a nutricionista Isabelle Tafuri da Clínica Nutrivial. Já no segundo trimestre, a mulher deve ingerir cerca de 340 calorias extras por dia e no terceiro, 450. Para se ter uma ideia, 350 calorias equivalem a uma maçã de tamanho médio, um copo de iogurte grego sem gordura e um punhado de amêndoas. Ou seja: acrescentando um lanchinho saudável ao dia já dá para satisfazer a demanda calórica da gestação – não é preciso aumentar as porções das principais refeições, nem recorrer a alimentos calóricos.

“Para evitar a hipoglicemia, a gestante não deve permanecer por mais de três horas sem se alimentar, realizando três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches intermediários”, explica a nutricionista.

O peso da gravidez

Vamos fazer um cálculo rápido. O bebê pesa cerca de 3 quilos. A placenta, que será eliminada no parto, normalmente tem 20% da massa da criança, ou seja, aproximadamente 600 gramas. Até o final da gestação, o corpo da mulher produziu cerca de 1 litro de líquido amniótico,  o que equivale a mais ou menos 1 quilo. Fora isso, a gestante costuma ter pelo menos 1,5 litro - 1,5 quilo - de líquido extracelular, o culpado por aquele inchaço todo, e ainda um volume de sangue 50% aumentado, que pode fazê-la ganhar até 2 quilos. Tudo isso junto soma o equivalente a 8 quilos – o resto é gordura e inchaço nas mamas devido à produção de leite. “É claro que isso tudo varia de acordo com o peso da mulher”, ressalta o obstetra e ginecologista Eduardo Zlotnik, vice-presidente do Hospital Albert Einstein. “Se a grávida já mantém um estilo de vida adequado, pratica atividade física e tem uma dieta saudável, terá menos retenção de líquidos”, completa.

A recomendação é que, já no início da gestação, a mulher consulte seu obstetra para receber uma orientação clara sobre quais são os limites para o ganho de peso de acordo com o seu índice de massa corpórea (IMC). Na dúvida, peça para o seu obstetra indicar um nutricionista. O profissional pode ajudá-la a controlar não apenas a quantidade de calorias, mas a qualidade da dieta.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2015/03/quase-metade-das-gravidas-engordam-mais-do-que-o-recomendado-aponta-estudo.html

SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG OU CLIQUE CURTIR NA PÁGINA DO FACEBOOK PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: http://www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco
ACOMPANHE TAMBÉM PELO INSTAGRAM: @NUTRI.ALINE

quinta-feira, 12 de março de 2015

Sala disponível para sublocação no consultório



Alugo consultório decorado em alphaville por períodos de 6 horas semanais, atendimento de secretária, serviço de vallet, recepção ampla com televisão 42 polegadas e Netflix, lavabo, no Edifício Guinzza, Al. Madeira, 258, em frente ao Centro Comercial de Alphaville,

SALA 1: cadeira giratória, mesa de vidro, cadeira, poltrona e sofá confortável e banheiro privativo (para psicólogos ou fonoaudiólogos). 



SALA 2: cadeira giratória, mesa de vidro, 2 poltronas, maca, cabideiro, aparador, espelho grande, estadiometro, estadiometro pediátrico, balança pediátrica e balança de bioimpedância octopolar.




 Mais informações pelo telefone: (11) 4175-9777 ou 98184-0000.









SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG OU CLIQUE CURTIR NA PÁGINA DO FACEBOOK PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: http://www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco
ACOMPANHE TAMBÉM PELO INSTAGRAM: @NUTRI.ALINE

10 anos de Consultório em Alphaville!


Este mês completo 10 anos de consultório em Alphaville! Para comemorar, blog, facebook, receituário, tuuuudo está de cara nova! Espero que gostem :)


Deixem suas sugestões do que gostariam de ler por aqui!

Beijos



Se você gostou deste blog, cadastre-se para ACOMPANHAR O BLOG  POR EMAIL no link ao lado deste post ou clique CURTIR NO FACEBOOKwww.facebook.com/nutricionista.alinelamarco

Instagram: @Nutri.aline

quarta-feira, 11 de março de 2015

Instagram


O Instagram pode ser uma maneira muito leve, rápida e divertida de se obter conhecimentos nutricionais. Ao mesmo tempo, pode ser também muito perigoso, por estar repleto de pessoas sem formação que dão "dicas", sem qualquer embasamento.

Meu instagram profissional é @nutri.aline

Recomendo a leitura de:

#teamcerebro
@drpaulogentil
@gutogalamba


Se você gostou deste blog, cadastre-se para ACOMPANHAR O BLOG  POR EMAIL no link ao lado deste post ou clique CURTIR NO FACEBOOKwww.facebook.com/nutricionista.alinelamarco

Instagram: @nutri.aline

quinta-feira, 5 de março de 2015

Guerra contra a balança: como se pesar? como saber se está ganhando massa muscular?

Com que frequência você se pesa? Erros na guerra contra a balança podem fazer você engordar. Vamos ver os mitos mais comuns?

1- "Me peso todos os dias para saber se a dieta está funcionando" - O corpo sofre alterações em relação ao peso, por conta da TPM, consumo aumentado de sal, gorduras e doces na véspera, funcionamento intestinal... Desta forma, NÃO ADIANTA se pesar todos os dias. Primeiro porque quando você se pesa, não está considerando a massa muscular que pode estar ganhando na atividade física, por exemplo. 
Muitas vezes um paciente chega à consulta bem chateado, dizendo que engordou e na prática descobrimos que ele diminuiu o percentual de gordura e eliminou centímetros de gordura abdominal. Nesse caso ele ganhou peso, mas tornou-se mais magro. Ele jamais poderia saber isto ao se pesar, então a pesagem torna-se frustrante e, muitas vezes, estimula as pessoas a comerem mais, por acharem que a dieta não está tendo resultado. Veja no final do post dicas de como acompanhar sua evolução.
Mais um problema é que este peso diário normalmente é aferido em casa, onde nem sempre as balanças estão bem aferidas.

2- "Me peso depois de uma festa, final de semana ou viagem, para saber quanto engordei." - Engordar é ganhar gordura. Se você vai à uma festa e come itens hipercalóricos, pode ser que a balança mostre no dia seguinte um aumento de 1-2 kg. Isso não significa que você engordou 1 ou 2 kg na festa, mas sim que você provavelmente está retendo líquidos por conta da gordura e/ou açúcar que consumiu em excesso. Volte à sua alimentação habitual por dois dias e, aí sim, o peso será confiável.

3- "Desde que comecei a malhar não me preocupo com meu peso, pois sei que estou ganhando massa muscular." - Sim, de fato a academia aumenta a massa muscular e músculos pesam mais do que gordura. De forma que, como falamos, você pode estar com mais peso, mas mais magro (percentual de gordura). O problema é que muitas vezes os pacientes apenas treinam, não fazem dieta corretamente e acham que todo seu peso é atribuído ao ganho de massa muscular. O paciente pode estar errando na dieta e a falta de perda de peso reflete que, de fato, não está emagrecendo, não que está ganhando massa muscular exponencialmente. O ganho de massa muscular normalmente é lento. Muitas vezes fazer atividade física também aumenta a fome e se você não controlar a alimentação pode engordar. Como saber o que de fato está acontecendo e não cair nestas frias?

4- "Odeio me pesar e nunca me peso" - Outro erro frequente. Algumas pessoas passam meses sem se pesar, para descobrirem que, de repente, ganharam 8 ou 10 kg. Na verdade se o peso fosse aferido regularmente, ele poderia ter tomado providências nos primeiros 2 kg, quando o caminho era bem mais fácil e curto de ser percorrido.

5- "Minha meta é o peso X e só ficarei feliz quando atingi-lo" - Hoje sabemos que mais importante que o peso, é o percentual de gordura e as circunferências, que se relacionam tanto com sua forma estética, como indicador de risco cardiovascular. Desta forma, não adianta você se fixar no peso de 59 kg que tinha na faculdade. Com musculação, por exemplo, pode ser que seu novo peso ideal seja 65 kg, com o qual ficará mais firme, resistente, saudável e, muitas vezes, com o corpo mais bonito. Não se fixe nos números da balança e sim na aparência, percentuais, medidas e roupas.

*Como então devo acompanhar meu peso?
- Procure pesar-se a cada 10 ou 15 dias, assim você não terá ansiedade  em pesar-se frequentemente, mas terá uma referência para acompanhar sua evolução;
- Pese-se preferencialmente sem roupas, pela manhã e em jejum;
- Se houver a possibilidade, acompanhe com um profissional a evolução das suas medidas e percentual de gordura.
- Se não puder acompanhar com um profissional, anote com a pesagem as medidas de cintura, abdome, quadril, culote, tórax e braço. A circunferência deve ser aferida com fita métrica inelástica (tipo de costura) e sem "apertar". Lembre de soltar a respiração e a barriga!
- Se você de fato está perdendo gordura, pelo menos a circunferência abdominal tem que diminuir, ok?
- Lembre de medir a circunferência sempre na mesma altura, por exemplo na linha do umbigo.


SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG OU CLIQUE CURTIR NA PÁGINA DO FACEBOOK PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: http://www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco
ACOMPANHE TAMBÉM PELO INSTAGRAM: @NUTRI.ALINE