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Nutricionista Clínica, esportiva, gestacional e infantil. Consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 12 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Pequenas atitudes, GRANDES resultados! - parte 1 - Sem tempo para malhar



Muitas vezes as pessoas pensam que o ganho de peso vem de grandes eventos e que apenas dietas radicais podem erradicá-lo. Na verdade, são os hábitos do dia-a-dia que podem definir realmente a forma física e de saúde de uma pessoa.

Claro que no mundo ideal, deveríamos fazer atividade física pelo menos 4x/semana e reestruturar tooooda a alimentação. Mas este post é justamente para você que, mesmo que no momento não consiga fazer tudo, possa melhorar a saúde e o visual.
Na Nutrição, hábitos permanentes contam mais que radicalismos de curto prazo. De novo, vai? Hábitos permanentes contam mais que radicalismos de curto prazo. O que significa que não adianta mais você correr por duas semanas, emagrecer e depois nunca mais, porque na verdade odeia corrida, entende? Vale mais a pena encontrar uma atividade que você goste ou consiga fazer, mesmo que gaste menos calorias que a corrida, por exemplo.
Colocando na ponta do lápis, pequenas atitudes podem trazer enormes resultados, mesmo para quem não tem tempo. Eu sugiro duas coisas para meus pacientes que realmente não tem como fazer uma atividade física:

1. Subir de escadas e aposentar o elevador. Cada lance de escadas gasta em média 14 calorias. Se você subir 15 andares por dia, gastará 210 calorias por dia. Ao longo de uma semana emagrecerá ou deixará de engordar, 210 gramas. Pode parecer pouco, mas dá quase 1 kg por mês (11 kg por ano). Apenas por incorporar este novo hábito na sua rotina.
Pernas, glúteos e abdomem ficarão mais firmes e o percentual de gordura diminuirá.
A dica é começar com 4 andares e aumentar um por dia. NÃO FAÇA SE TIVER PROBLEMAS NOS JOELHOS.

2. Caminhar 10 minutos por dia. Em ritmo acelerado. Pode ser estacionando o carro mais longe, pode ser descendo antes do ônibus, caminhando após o almoço, até o restaurante. Enfim, 10 minutos são fáceis de alcançar. Se não puder fazer a parte de escadas, faça 2 sessões de 10 minutos por dia de caminhada acelerada.
Caminhar 10 minutos por dia reduz em 50% o risco de infartos, sabia? E cabe na sua rotina! 
Se forem 10 minutos, você gastará 50 calorias por dia, perdendo 50 g por semana, 2,6 kg por ano.
Se forem duas sessões, totalizando 20 minutos por dia, serão 5,2 kg por ano!

No próximo post darei dicas similares em relação a alimentação, ok? Se gostou desse, clique em curtir e ajude a divulgá-lo. :)



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