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Nutricionista Clínica, esportiva, gestacional e infantil. Consultório em Alphaville e Itaim Bibi (Tel: 4175-9777) há 12 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Qual o melhor tratamento para celulite?

A conhecida celulite é, cientificamente, chamada de lipodistrofia ginóide. Muitos profissionais acreditam que sua causa esteja relacionada com o acúmulo de substâncias residuais nos tecidos, provocada por uma alimentação rica em alimentos refinados e pobre em fibras (cereais integrais, frutas, legumes e verduras). Os depósitos de água, gordura e impurezas em algumas regiões do corpo dão a aparência da celulite, que fica mais evidente quando a pele é pressionada.
Esta patologia geralmente acontece nas mulheres devido ao hormônio estrogênio que faz com que elas acumulem mais gordura do que os homens na região do quadril e coxas. A celulite causa grande desconforto estético e angústia; à medida que a pele envelhece, a superfície torna-se mais fina e menos elástica tornando a celulite mais evidente, por isso, é recomendado evitar a exposição excessiva ao sol a fim de manter a elasticidade da pele.
Como tratamento, muitas pessoas recorrem à lipoaspiração, injeções e tratamentos elétricos, porém, todos dependem dos hábitos alimentares e atividade física para que o efeito seja duradouro . 
Muitos pacientes me perguntam qual o tratamento mais efetivo para eliminar as safadinhas e a resposta está longe de ser o tratamento mais caro que você ouviu falar.
O principal tratamento para celulite é a mudança de hábitos, como: alimentação adequada, atividade física, aumento da massa muscular, diminuição do percentual de gordura e melhora da função intestinal.O uso de fitoterápicos também podem ajudar muito.
A dieta tem como objetivo a redução do tecido adiposo, a regulação do trânsito intestinal e a diminuição da retenção hídrica. A dieta deve ser pobre em gorduras e rica em frutas, legumes e verduras. É importante substituir os carboidratos simples pelos integrais e ficar atento ao consumo de fibras. As fibras insolúveis reduzem o tempo do trânsito intestinal, diminuindo a pressão abdominal e com isso, melhoram o sistema circulatório dos membros inferiores.
A celulite pode ser tratada, amenizada e prevenida por meio de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos, fitoterapia (uso de suplementos que prescrevemos no consultório) e cuidados dermatológicos.

Confira a seguir algumas dicas:
  • Preferir fontes magras de proteína, como aves, peixes e carnes vermelhas magras, como o lagarto, a maminha e o filé mignon;
  • Consumir, diariamente, frutas, legumes e verduras;
  • Preferir alimentos integrais, pois são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino;
  • Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como margarina sem sal, vegetais em geral e temperos naturais, pois o sal favorece a retenção de líquidos;
  • Evite os refrigerantes e as bebidas alcoólicas; prefira sucos naturais, água de coco ou água.
  • Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;
  • Beba 2 litros de água por dia;
  • Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e sorvetes.
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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

E acabou o Carnaval, feliz Ano Novo!

Hoje estamos num misto de Valentine's Day e 1o dia de ano, não é mesmo? Para algumas pessoas o ano ainda começa na próxima segunda-feira, dia 18/02, mas para maioria foi hoje. Pelo menos no que diz respeito à dietas, atividades físicas, reeducação alimentar, cursos, aulas e afins.
No dia de hoje recebi o contato de 9 pacientes novos entre meu celular e e-mail pessoal. Só hoje, e só no pessoal. Isso fora os dois consultórios. De fato, hoje é o primeiro dia de ano neste nosso Brasil.
Hora de colocar aqueles projetos do Reveillón em prática, correr atrás de seus sonhos e pôr a saúde em primeiro lugar.
Se para você o ano já está a mil, parabéns! Se está iniciando agora, ótimo também. Mas se ainda está em ritmo de férias, Feliz Ano Novo para você! Hora de acordar, retomar (ou começar) suas atividades físicas,
incluir frutas no café da manhã (sim, é para tomar!), levar lanchinho para o escritório, comer salada em TO-DAS as refeições e guardar os docinhos para o final de semana.
E como saúde é um conceito muito mais amplo, que também inclui bem estar mental, auto-estima, paz e tantas outras coisas que não são físicas, para combater o stress, que tal tirar do papel aquele projeto antigo também? Um curso de dança, meditação, religião (qualquer que seja a sua), fotografia, teatro, trabalho voluntário... Enriqueça o ano de 2013! Vamos lá!
Boa sorte e bom começo de ano para você! :)

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terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

De volta ao blog!

Pessoal,

Primeiramente gostaria de dizer que estava morrendo de saudades de vocês! Desculpem ter ficado tanto tempo sem escrever, eu tive uma lesão no tornozelo no Reveillon e só agora minha vida está voltando ao normal. Por isto mesmo, vou dedicar meu primeiro post a um assunto que eu já sabia que era muito importante, mas não tinha idéia que era tanto: a FISIOTERAPIA! Vou contar bem detalhadamente, pois como trabalho muito com nutrição esportiva, acho que este post pode ser bem útil para quem pratica esporte e, como eu, nem imagina como pode ter uma grande lesão facilmente.

Bom, estava eu na festa de Reveillon, dançando de salto, chão um pouco escorregadio (já reparou que nesta noite SEMPRE chove?) e de repente escorreguei e caí. Levantei, continuei dançando e tudo bem. No dia seguinte, meu tornozelo doía. Mancava um pouco, mas realmente não queria conhecer os plantonistas de 1 de janeiro. Você já teve esta experiência?

No dia 2 de janeiro fui ao hospital e o ortopedista disse que não havia quebrado, mas que havia lesionado os ligamentos do tornozelo e não havia necessidade de ressonância. Uma semana de "robofoot", esta simpática botinha da foto ao lado e pararia de doer. Caso não parasse, eu deveria ir a um ortopedista. Um conselho? Se isto acontecer com você, pule o plantonista e vá direto ao ortopedista especialista em trauma.

Uma semana depois continuava doendo, fui ao ortopedista. Ele me explicou que havia perdido uma semana na recuperação, por não ter feito nenhuma sessão de fisioterapia ainda, pois os aparelhos da fisioterapia de laser e ultrassom ajudariam muito no inchaço e inflamação. Também me explicou muitas coisas. Por exemplo, o meu caso não era recomendado fazer "choque térmico" (quente/frio) e foi apenas gelo por um mês. O inchaço melhorou muito com isto. E mandou que fizesse fisio 3x/semana. Botinha por mais 2 semanas. Isso tudo por uma torção bobinha, pela qual eu nem queria ir ao hospital.

Outra coisa importante que descobri neste caminho, é que o fisioterapeuta é chave neste processo. Tenho uma fisioterapeuta maravilhosa (trabalho com saúde, né?), mas que estava de licensa maternidade. Caí nas mãoes de um fisioterapeuta que me fez várias recomendações erradas, em relação ao gelo, frequencia da fisio e etc. Chamaremos ele de Fulano. O Fulano me disse que eu deveria fazer fisio diariamente e que fizesse gelo 15 x ao dia, por 30 min cada. Eu passava o dia no gelo. Meu pé só piorava. Depois me disse que eagerou, porque os pacientes não obedecem e que se eu fizesse 4 x ao dia, seria bom. Enfim...

Graças à Deus, minha fisioterapeuta, a Andréa, voltou :) Obrigada, Andréa! Não vou colocar o sobrenome dela, pois nem pedi esta autorização. Mas quando começamos o tratamento, o pé que estava preto, ficou roxo em 2 dias. Ela definiu uma frequencia diferente no laser e no ultrassom, me colocou na meia de compressão suave, pomadas especiais, gelo por 15 minutos (mais jamais!) e com intervalos de pelo menos 2 horas. Bom, eu realmente vi que a fisioterapia pode salvar você. A cada dia que fazia a aparência melhorava e a dor também.

A previsão do ortopedista é que eu estivesse 100% em 2 meses. Passaram 40 dias e estou 100% :) Aprendi também que se tivesse feito o tratamento mais ou menos, poderia ter ficado com os ligamentos que estirei frouxos e que torceria o tornozelo frequentemente. Que não poderia usar salto e que sempre teria dores. Valeu a pena!!! Agora já posso dirigir e fazer esportes, mas nada de corrida e continuo com exercícios de fisio em casa.

Se tiver uma lesão, jamais dispense ou faça uma fisio mais ou menos. Ela foi 80% do meu tratamento, hein?

É bom estar e volta! :)

Beijos

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Entrevista ao TJ Alpha

Pessoal, esta foi minha entrevista da semana passada ao TJ Alpha sobre alimentação adequada para o verão e reeducação alimentar.





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