Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista Esportiva, clínica, gestacional e infantil. Especialização em Nutrição Esportiva (USP) e em Nutrição Materno-infantil (UNIFESP). Especialista em Fitoterapia (ASBRAN). Consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 13 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

terça-feira, 12 de março de 2013

A importância dos lanches na alimentação

Uma das partes mais importantes na alimentação saudável é fazer lanches entre as refeições principais. Você já deve ter ouvido sobre comer a cada 3 horas e aí entram duas questões muito importantes que eu gostaria de abordar:

1- O que é um lanche?
É uma refeição feita entre as refeições principais, cada indivíduo tem suas necessidades conforme idade, peso, atividade física, mas poderíamos propor, por exemplo que um lanche fosse 1 iogurte 0% de gordura (fonte de cálcio) e uma fruta. 
O que quero dizer com isso é que um lanche deve ser uma refeição pequena, saudável e isolada. Beliscar a tarde toda não é fazer um lanche e , sim, beliscar. E está totalmente contra-indicado. O lanche deve ser feito numa pequena pausa, em que o indivíduo presta atenção no que está comendo, mastiga , senta e se alimenta.
Um pacote de bolacha ao assistir televisão não é um lanche, experimentar as comidas enquanto se cozinha não é um lanche... Quem como distraído come mais e pior.

2- Por que preciso fazer um lanche?
Um lanche mantém a glicemia estável, diminui o stress e melhora o humor. Com a glicemia mais estável, você sentirá menos fome na próxima refeição. Além do mais, quando seu corpo quanto fica muitas horas em jejum, ele entra numa espécie de "modo de emergência", no qual seu metabolismo fica mais lento, para economizar energia. E não é isso o que você quer, é? Um metabolismo mais lento e mais fome na hora de se alimentar?
Muitas horas em jejum podem levar também ao catabolismo muscular, onde o corpo usa suas reservas para obter energia. Você quer perder músculos?

Então, qual será seu lanche hoje? Existem opções muito práticas para levar na bolsa ou deixar no escritório ;)

SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG OU CLIQUE CURTIR NA PÁGINA DO FACEBOOK PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: www.facebook.com/nutri.aline


ACOMPANHE TAMBÉM PELO INSTAGRAM: www.instagram.com/nutri.aline
Nutricionista esportiva alphaville, nutricionista esportivo alphaville, nutricionista materno infantil alphaville, nutricionista alphaville, nutricionista gestantes alphaville, reeducação alimentar alphaville, blog nutricionista, nutri alphaville, melhor nutricionista alphaville, dicas para emagrecer,perder barriga, blog nutrição esportiva, dicas para emagrecer, nutricionista alphaville, nutricionista esportiva alphaville, nutricionista Osasco, nutricionista Aldeia da Serra

Nenhum comentário: