Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista Clínica, esportiva, gestacional e infantil. Consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 12 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como tornar o emagrecimento mais fácil?

Apesar de nós, especialistas, insistirmos na importância de se aliar dieta a exercícios, 61% das entrevistadas afirmaram não praticar nenhum tipo de exercício físico.
Emagrecer é desejo de pelo menos 61% das brasileiras, de acordo com um levantamento realizado pela Nestlé (Out/2012). Apesar da preocupação, metade dessas mulheres (49,3%) não faz qualquer esforço para atingir sua meta. Apenas 29% delas praticam atividade física para enxugar os quilos a mais; apenas 20% faz dieta ou reeducação alimentar e 12,6% procuram manter uma alimentação saudável e equilibrada.
Este número, apenas 20 % das mulheres faz dieta ou reeducação alimentar, me fez refletir muito. Primeiramente, pois elas realmente não devem ter experimentado uma dieta realmente prazerosa, caso contrário achariam mais fácil seguir. Este Programa Alimentar seria elaborado por um nutricionista, baseado nos alimentos que a pessoa realmente gosta e tem disponibilidade de consumir na sua rotina.Depois, porque me preocupo quais outras técnicas "mágicas"utilizam para emagrecer.
Para alcançar o peso desejado, 44% das mulheres afirmam já terem feito alguma dieta durante a vida, sendo que 22% já fizeram mais de 10 vezes. Apenas 40,2% tiveram acompanhamento profissional para isso.
A prática mais comum, mencionada por 57,5% das entrevistadas, é copiar a dieta da amiga.
Ao iniciar uma dieta, 65,2% das mulheres cortam os carboidratos, como pão, macarrão, arroz e batata do cardápio. Lembro que esta prática não é nada saudável, tampouco efetiva.

Atividade física
Dentre as entrevistadas, 61% afirmaram não praticar nenhum tipo de exercício físico. A falta de tempo é a desculpa encontrada para explicar o sedentarismo. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o sedentarismo é a doença que mais mata, só perde para o fumo. O sucesso da manutenção do peso está justamente na atividade física.
"Qualquer exercício é melho que nenhum exercício. Caminhar por 30 minutos alguns dias da semana já reduz risco de doença e ajuda a manter o peso", segundo o educador físico Dudu Netto. O importante mesmo é que a atividade seja agradável, assim como a dieta, para que possam ser seguidas a longo prazo.

Mudanças comportamentais
De acordo com a pesquisa, 80,3% das mulheres entrevistadas têm vergonha de mostrar o corpo para o companheiro.
Do total de entrevistadas, 19,2% confessaram já ter deixado de ir a uma festa por se sentirem gordas.

Pessoal, a solução é muiiiito mais simples e prazerosa do que parece! Vamos mudar estes números e conquistar resultados que tragam mais felicidade!!!


SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG OU CLIQUE CURTIR NA PÁGINA DO FACEBOOK PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: http://www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco