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Nutricionista Clínica, esportiva, gestacional e infantil. Consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 12 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

quarta-feira, 28 de março de 2012

A importancia de tomar água



Além de uma alimentação equilibrada também precisamos nos hidratar. Por isso hoje, falaremos sobre a importância de ingerirmos água, este rico nutriente sem calorias e essencial que costuma ser esquecido no nosso dia a dia.

Podemos sobreviver semanas sem comida, mas poucos dias sem água. Depois do oxigênio a água é o elemento mais importante para a vida. Nosso corpo é formado por 70 % de água, sendo que 90 % do sangue também é constituído de água e várias reações químicas dependem do consumo deste líquido maravilhoso. Sentiu sede só de ler? Então beba água todos os dias!

Sabe por quê beber água ao longo do dia é importante? Veja o que a água pode fazer pela sua saúde:

  • Hidrata, em primeiro lugar – quando você sentir sede já é sinal de desidratação, não espere, beba!
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Realiza o transporte de nutrientes, oxigênio e hormônios para todo o organismo;
  • Regula a temperatura do nosso corpo;
  • Emagrece, porque acelera o metabolismo. Acredite! Nosso corpo precisa aquecer esta água a temperatura de 37 graus;
  • Auxilia no bom funcionamento intestinal , hidratando as fibras consumidas e facilitando a evacuação;
  • Desintoxica – eliminando resíduos filtrados pelo rim através da urina;
  • Rejuvenesce – Serve como veículo de substâncias renovadoras, pois controla a elasticidade e maciez da pele;
  • Absorve as vitaminas do complexo B, C e ácido fólico;
  • Viu como beber água é importantíssimo? Quer ter uma pele linda, hidratada e com vitalidade? Então beba água todos os dias!
  • E, ainda falando de água, afinal qual é a cota diária ideal que devemos beber?

A necessidade de água varia de acordo com as proporções da idade e do sexo. Em geral o cálculo para estimar a ingestão de água é em torno de 40 ml por kg de peso ao dia. Porém há outros fatores que também influenciam na quantidade, como presença ou não de uma doença, o clima, o ambiente e a atividade física. Por exemplo, quando estamos com febre, precisamos aumentar e muito o consumo de água. Da mesma forma, se formos realizar algum esporte em dias muito quentes e ao sol, também precisamos beber muito mais.

E o que pode acontecer quando falta água no nosso corpo? Cito alguns sintomas nada agradáveis como:

  • Constipação e inchaço;
  • Pele, cabelos e olhos ressecados;
  • Aumento do cansaço e da sonolência;
  • Redução do desempenho físico e câimbras;
  • Dificuldades de concentração;
  • Tonturas e náuseas;
  • Sobrecarga renal;

Acreditem diante de tantos malefícios, vale a pena investir neste líquido precioso. Beba água todos os dias e tenha muito mais saúde. Falamos e falamos de água, mas como conseguir beber mais água durante o dia? Seguem algumas dicas e estratégias bem legais:

  • Tome o primeiro copo de água em jejum;
  • Faça uma água saborizada bem gelada , usando pedaços de frutas variadas como de abacaxi, morango, fatias de laranja e limão com casca, sem espremer as frutas;
  • Beba água com gotas de limão;
  • Deixar uma garrafinha a sempre à disposição em locais estratégicos para não esquecer;
  • Sempre que te oferecerem água, aceite;
  • Quando pensar em tomar um refrigerante, lembre-se da água, é mais barata e nutritiva;
  • Antes de beliscar tome um copo de água, pode ser sede e não fome;
  • Quando fizer atividade física, leve garrafinha junto;
  • Mantenha uma garrafinha de água dentro do carro e beba ao se deslocar.

Lembre-se: chás, sucos de frutas, frutas, verduras e legumes também são ótimas fontes de água e ajudam a completar sua cota diária. Então? Concordas que beber água todos os dias ficou mais fácil? Pode ter certeza, seu corpo agradece e sua saúde vai melhorar e muito.


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FONTE: anutricionista.com.br

segunda-feira, 26 de março de 2012

Se consumidas em excesso, as frutas podem aumentar o ganho de peso



Embora muitas dietas limitem a quantidade de ingestão diária de frutas devido aos níveis de açúcar e carboidratos, as opções mais frescas são fontes de baixas-calorias, vitaminas e fibras. Para não errar no tamanho das porções, confira algumas dicas do site Fit Sugar.
Sucos
Uma laranja média tem cerca de 62 calorias e 3,1 g de fibras. O suco talvez seja uma maneira fácil de ingerir vitaminas e minerais, mas há alto índice de calorias. Então, se você não abre mão de tomar um copo por dia, esqueça do açúcar.
Frutas secas
Passas, ameixas e damascos secos são ótimas fontes de fibras, porém, ao serem desidratadas, perdem muito líquido e retém açúcar. Por isso, é importante controlar as porções antes de ingerí-las.
Armadilhas
Não pense que a sobremesa feita com frutas é boa para quem está de dieta. Sempre desconfie de no preparo foi usado ingredientes como manteiga ou leite condensado. Nesse caso, prefira a fruta fresca.

FONTE: UOL Saúde

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terça-feira, 13 de março de 2012

E aí, como está seu consumo de nutrientes?

Muitas pessoas não sabem, mas você pode comer muito e ter uma alimentação pobre em nutrientes e pode comer menores quantidades e, ainda assim, ter uma dieta rica nutricionalmente. É o que acontece quando vemos alguém com sobrepeso que é desnutrido e uma pessoa magra, que é muito bem nutrida (claro que também temos magros desnutridos e vice-versa ...). Como isso acontece?

Temos as conhecidas como "calorias vazias", que são alimentos muito pobre nutricionalmente, mas calóricos. São as "junkie foods" como chocolates, salgadinhos, cheeseburguers... que apesar de bem mais calóricos, têm muito menos vitaminas e minerais. Um prato de alface, tomate, cenoura, filé, arroz e feijão com suco é menos calórico que um kit cheeseburguer + batata frita + refrigerante, mas muito menos calórico, certo? E muiiiito mais nutritivo!

Veja os nutrientes e os efeitos em seu bem estar:



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