Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista Esportiva, clínica, gestacional e infantil. Especialização em Nutrição Esportiva (USP) e em Nutrição Materno-infantil (UNIFESP). Especialista em Fitoterapia (ASBRAN). Consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 13 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ovo: emagrece, melhora o humor e NÃO aumenta o colesterol

* Fonte : Dietas e Dicas - Revista Digital (adaptado)

O ovo na dieta por muito tempo foi considerado um vilão para saúde, acusado de aumentar o colesterol, era o primeiro a ser expulso dos cardápios de dieta. Mas pesquisas revelaram que o ovo, ao contrário do que se acreditava, é um alimento poderoso e saudável, até para quem quer perder peso.

Benefícios do ovo

Por ser fonte de proteína e rico em aminoácidos essenciais, o ovo leva mais tempo para ser digerido, o que ajuda no aumento da saciedade. E mais, a gema tem gorduras do bem, como a monoinsaturada e o ômega 3, o que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina que disparam o apetite e favorecem o depósito de gorduras. Daí o motivo de ingerir esse alimento no café da manhã.

Principalmente a clara, que possui um aminoácido chamado leucina, ele ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura. Essa substância é muito usada por esportistas justamente por reduzir a perda de massa magra (músculos). Ou seja, faz com que a pessoa perca apenas gordura, e também quanto mais músculos seu corpo tem, mais calorias ele queima.

O ovo é um alimento pouco calórico, você pode comê-lo sem culpa, já que os tipos cozido e pochê têm apenas 89 calorias cada. Já o mexido contém 134 caloris, pois leva uma colher (chá) de óleo vegetal (portanto, se for em casa, prepare o seu numa frigideira de tefal, SEM óleo!!). Evite o frito, que tem cerca de 178 calorias.

Ovo para pele e humor

A gema já foi a parte mais temida do ovo, mas recentemente assim que perdeu a fama de vilã, ganhou o status de funcional. Nela tem vários nutrientes que atrasam o aparecimento de rugas, como as vitaminas A, B, D, E, K, além dos minerais zinco, ferro e selênio. Essas substâncias tem o poder de combater o envelhecimento das células e ainda melhoram a memória. Melhora o humor e dár sensação de bem-estar, também é uma funcao do aminoácido triptofano contido no ovo. Ele é essencial para a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela felicidade. Além disso, pesquisa realizada na Bélgica, relataram que o ovo tem o poder de aliviar os níveis de ansiedade. Ótima notícia para quem quer enxugar as formas, porque quando nos sentimos bem, fica mais fácil controlar os nervos e o garfo.

E o colesterol ?

O medo do colesterol é o maior temor para quem deseja consumir ovo. Mas agora está comprovado, comer ovo não tem influência na taxa de colesterol. Pelo contrário, ele apresenta grande quantidade de ácidos graxos mono e poli-insaturados que auxiliam no controle do colesterol, além do aminoácido colina, que atua na redução dos níveis dele.

Mas nada de exageros, o ideal é consumir 1 ovo por dia no café da manhã, mas nada de afogá-lo no óleo. O ideal é comê-lo cozido, pois tem menos calorias. Trocar o pão por torrada integral também é uma boa opção para emagrecer mais rápido.

Beijos,
Aline Lamarco
Nutricionista Alphaville - CRN3: 17.183
Nutricionista Esportiva, Emagrecimento, Reeducação Alimentar e Nutricionista Materno-infantil -  USP e UNIFESP - Dietas Saborosas!
Tel.: (11) 4175-9777
WhatsApp: (11) 98184-0000 (apenas para agendamentos)

SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG OU CLIQUE CURTIR NA PÁGINA DO FACEBOOK PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: www.facebook.com/nutri.aline

ACOMPANHE TAMBÉM PELO INSTAGRAM: www.instagram.com/nutri.aline
Nutricionista esportiva alphaville, nutricionista esportivo alphaville, nutricionista materno infantil alphaville, nutricionista alphaville, nutricionista gestantes alphaville, reeducação alimentar alphaville, blog nutricionista, nutri alphaville, melhor nutricionista alphaville, dicas para emagrecer,perder barriga, blog nutrição esportiva, dicas para emagrecer, nutricionista alphaville, nutricionista esportiva alphaville

6 comentários:

silmvida disse...

tenho Hipotireoidismo e não consigo emagrecer faço exercícios físico de segunda a sexta 1:30h por dia e não diminuo nada por favor o q tenho q fazer ja estou 7 kilos acima do meu peso

silmvida disse...

o q fazer para não ganhar peso pessoas q faz exercícios físico tem hipotireoidismo

silmvida disse...

Tenho hipotireoidismo tomo puran t4 175,faço exercício físico de segunda a sexta-feira 1:30h por dia,alimento so verduras e legumes de segunda a sexta-feira e fim de semana como normal,estou engordando muito ja estou acima do peso 7 kilos e não sei o q fazer para diminuir estou mim sentindo muito mal por favor o q faço.Espero resposta por favor obrigada...

Daiane Gomes disse...

nossa adorei como vc explica bem as coisas pena que seu consultorio é tão longe parabéns pelo trabalho.

Aline Lamarco - Nutricionista - CRN3: 1.718-3 - Tel: 98184-0000 disse...

Obrigada, Daiane!

Slimvida, acredito que o hipotireodismo não seja o problema, contanto que você esteja medicada corretamente. Aconselho uma Reeducação Alimentar para descobrirmos os erros e corrigi-los.

Aline Lamarco - Nutricionista Itaim Bibi (Tel: 3079-1777) e Alphaville (Tel: 4195-4500) - CRN3: 17183 disse...

Daiane, agora que atendo no Itaim Bibi, será que dá? Beijos