Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista Esportiva, clínica, gestacional e infantil. Especialização em Nutrição Esportiva (USP) e em Nutrição Materno-infantil (UNIFESP). Especialista em Fitoterapia (ASBRAN). Consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 13 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Verão e Atividade física

Por Prof. Dr. Marcelo Massa*

Sim, o verão chegou! E com ele o brilho do sol, as temperaturas elevadas, atividades ao ar livre, planos para 2012... O clima pode provocar mais disposição na maioria das pessoas, porém é preciso ter cautela nas atividades físicas.  Cuidado com práticas desmedidas e desorientadas!
Praticantes de atividade física com histórico de diabetes, hipertensão e cardiopatias costumam ser melhor orientados pelo médico e acompanhados devidamente por profissionais da área de Ciências da Atividade Física.. Contudo, diversos praticantes que estão em busca de perder peso ou de "esculpir seus corpos"para o verão, muitas vezes extrapolam os limites da atividade física de maneira inconseqüente e desorientada, colocando em risco a própria saúde.
Assim, alguns cuidados relacionados ao clima da estação, bem como a consciência sobre a prática de atividade física devem ser tomados:

1)   Consulte seu médico: ele fará uma avaliação geral da sua prontidão para a prática de atividade física.
2)   Procure um educador físico. Apenas este profissional estará apto para prescrever, acompanhar e avaliar um programa de atividade física que respeite a sua individualidade. Hoje em dia, além de academias e do “personal training”, existem diversas assessorias esportivas que prestam serviços interessantes, unindo o trabalho em grupo com planilhas e acompanhamentos individualizados durante a atividade.
3)   Use protetor solar e prefira as primeiras horas da manhã ou mesmo o fim da tarde, quando o sol está mais ameno.
4)   Escolha um tênis adequado, boné e opte por vestimentas leves, soltas, confortáveis e de cores claras, que darão maior amplitude ao movimento, deixando a maior parte do corpo descoberta para que ocorra a evaporação da umidade da pele devido ao calor.
5)   A praia serve de inspiração para a caminhada e a corrida. Porém, é preciso evitar os terrenos inclinados.
6)   Prefira alimentos leves, frutas e beba muita água. Consulte um nutricionista para maiores orientações sobre o consumo de alimentos “pré-treino – treino – pós treino”.
7)   Pelo menos a cada 30 minutos de atividade física, hidrate-se. Portanto, programe-se quanto aos pontos de hidratação em sua atividade ou tenha uma garrafinha à mão. Obs. A sede já é sinal de desidratação.
8)   Procure a prática ao ar livre, em locais arborizados e paisagens estimulantes. Em caso de ambientes fechados, observe sempre a boa circulação do ar.


Prof. Dr. Marcelo Massa - Possui Mestrado (1999) e Doutorado (2006) em Educação Física pela Universidade de São Paulo na Área de Biodinâmica do Movimento Humano. É Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) - Curso de Ciências da Atividade Física (CAF). É Líder do GEPCHAM (Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras- EACH/USP) e Coordenador Administrativo do LABCAF (Laboratório de Ciências da Atividade Física) da EACH-USP.


Contato: [email protected]


SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG OU CLIQUE CURTIR NA PÁGINA DO FACEBOOK PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: www.facebook.com/nutri.aline

ACOMPANHE TAMBÉM PELO INSTAGRAM: www.instagram.com/nutri.aline
Nutricionista esportiva alphaville, nutricionista esportivo alphaville, nutricionista materno infantil alphaville, nutricionista alphaville, nutricionista gestantes alphaville, reeducação alimentar alphaville, blog nutricionista, nutri alphaville, melhor nutricionista alphaville, dicas para emagrecer,perder barriga, blog nutrição esportiva, dicas para emagrecer, nutricionista alphaville, nutricionista esportiva alphaville

Nenhum comentário: