Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista Clínica, esportiva, gestacional e infantil. Consultório em Alphaville e Itaim Bibi (Tel: 4175-9777) há 12 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Reeducação alimentar associada à Gastronomia para resultados definitivos e uma rotina agradável!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Meu artigo sobre verão na coluna "Acontece em Alphaville" deste mês

Armas para enfrentar o Verão

Por Aline Lamarco*


Chega o verão e, com ele, muitas dúvidas sobre a alimentação. É importante lembrar que o verão traz mudanças fisiológicas no organismo que exigem um ajuste alimentar. Ocorre uma diminuição do metabolismo basal em relação às necessidades do frio, por isto, o consumo calórico deve ser menor.
O primeiro passo é lembrar-se da hidratação. Nos dias quentes ocorre o aumento da temperatura corporal e da transpiração (maior perda de líquidos e minerais). Assim, é importante aumentar o consumo de água, sucos e água de coco, antes mesmo que a sede apareça. Além da água, para manter-se hidratado, alguns minerais e eletrólitos são de fundamental importância. Eles são encontrados nas frutas, verduras e legumes, que devem ser ingeridos com frequência e variedade.

Para muitos existe o “projeto verão”, uma dieta rápida a tempo de recuperar o tempo perdido. Fuja das dietas radicais! Se seu objetivo for perder peso, busque uma reeducação alimentar, que o faça perder peso de forma saudável e definitiva.

O ideal para a época mais quente do ano é evitar o consumo de preparações pesadas e gordurosas, que podem provocar mal-estar e sensação de moleza. Dê preferência às carnes magras (grelhadas ou cozidas), saladas de folhas verdes, legumes, verduras, frutas e produtos integrais (ricos em fibras), saudáveis e que auxiliam a boa forma.

Se o verão incluir viagens, cuidado com as refeições fora de casa. Modere no consumo de fast foods, guloseimas e massas. Atente-se à higienização dos alimentos, principalmente na praia. Evite comprar produtos de vendedores ambulantes, especialmente no final da tarde, quando os produtos já estão expostos ao calor há muito tempo. Evite comprar, por risco de toxi-infecção alimentar, sanduíche natural, queijo coalho, camarão frito no espeto, abacaxi exposto no gelo, salada de frutas, caipirinha, amendoim com casca e cachorro-quente. Ficam permitidos biscoito de polvilho, picolé industrializado (preferir de frutas), esfiha de queijo, milho-verde e coco. Evite o álcool, que aumenta o risco de desidratação, mas se for consumir, prefira a cerveja, e, antes, lave bem a lata. Não coloque gelo em suas bebidas! Procure fazer um café da manhã super-reforçado antes de sair de casa, para a fome não bater rapidamente.
Pratique exercícios físicos e outras atividades que envolvam muito movimento, como a dança, por exemplo. Aproveite a praia para caminhar, correr e nadar.

*Aline Lamarco é nutricionista e personal diet, Pós Graduada em Nutrição na Infância e Adolescência - Unifesp-EPM; cursou de Abordagens Inovadoras no Tratamento da Obesidade e da Compulsão Alimentar - Ambulim e Fitoterapia Clínica Aplicada

_____________________________
Contato:
Aline Lamarco

Fone: 11 4175-9777 / 98184-0000



SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG  POR EMAIL NO LINK AO LADO DESTE POST
OU CLIQUE CURTIR NO FACEBOOK NA FAN PAGE ABAIXO, PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco

Instagram: @nutri.aline

Nenhum comentário: