Quem sou eu

Minha foto
Sou Nutricionista Clínica, esportiva, gestacional e infantil. Atendo em consultório em Alphaville (Tel: 4175-9777) há 10 anos, com técnicas bem inovadoras e diferenciadas, focando especialmente no bem estar psicológico e emocional do paciente. Atuo muito como nutricionista esportiva, reeducação alimentar, emagrecimento e nutrição materno-infantil. Além do blog, também comento no meu site www.qualinutri.com.br . Esse é um espaço para as pessoas tirarem dúvidas, enviarem sugestões para posts e também para ter mais um canal de comunicação com meus pacientes. Sintam-se à vontade!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Novo consultório em Alphaville à partir de HOJE (set/2014)


Quando o ano começou, comi as 7 uvinhas da virada, mas não imaginei que cada uma significaria uma mudança para este ano. Foram! Ufaaa, esta é a sétima!!!

Hoje, depois de dois anos e meio, é o primeiro dia que atenderei numa nova clínica, não no Ed. Eagle Point, velho conhecido, no qual já trabalho há quase cinco anos. Foram mudanças de endereço, de aptos, consultório, saída do Itaim Bibi, mudanças na vida pessoal, amorosa, estilo de vida, rotina e horários de atendimento.

Nas outras 6 mudanças deste ano (nem todas foram de endereço, claro!), aprendi que:
1. Quando algo acaba é porque realmente era o momento certo de recomeçar, mesmo que não tivéssemos planejando mudar. Sou fiel à antigos hábitos e evito mudanças ao máximo, mas aprendi que as coisas novas vem quando eram necessárias e não devemos fugir delas.
2. Novidades trazem MUITAS coisas boas, sempre! Garanto que esta trará muitos pontos positivos.
3. O ciclo que encerramos deixa saudades. É sempre maravilhoso  podemos voltar para visitar as pessoas queridas e manter os bons frutos.
4.  Mudanças são confusas, para nós e os que nos rodeiam. Por mais que tentemos fazer tuuuudo certinho (olha o TOC!), sempre algo foge ao controle no processo.  No Brasil temos Tim, Vivo, Net e afins para deixar o processo ainda mais animado.
Se você ainda não recebeu uma ligação à respeito, não se preocupe, isso vai ocorrer até amanhã no máximo.
Adianto que no novo consultório as coisas ficarão perfeitinhas, porém neste primeiro mês peço total compreensão para atendimentos de secretárias novas, mudanças de horário e etc. É quase impossível que não haja nenhuma falha. Meu whatapp e email estão à disposiçao para tentar minimizar isto (ver final post).

Deixo um enorme beijo para o time da Clínica Agato, na qual tive oportunidades excepcionais e que, sem dúvidas, deixará saudades. <3 <3 <3

Agradeço a enorme torcida que meus pacientes sempre demonstram, vocês moram no coração! Até o final do dia posto as fotos da sala nova, ok?

Que a Primavera traga um caminho ainda mais florido para todos nós :)

Beijos

NOVO TEL:  4191-4531 / 4175-9777
Endereço: Al. Madeira, 258 - Cj 1608 - Ed. Guinzza Trade Tower - Alphaville - Barueri - SP
Whatsapp: (11) 98184-0000
Email: alinelamarco@hotmail.com


domingo, 31 de agosto de 2014

Dia do Nutricionista - 31 agosto

Hoje é dia do nutricionista e gostaria de agradecer a oportunidade maravilhosa de trabalhar com o que amo, ajudar as pessoas, participar da rotina de pacientes que se tornam tão queridos, melhorá-la um pouquinho, comemorar o sucesso com vocês, recomeçar caminhadas, cuidar de vocês, seus filhos e até bebês que ainda não nasceram, fazer amigos, sentir o carinho de vocês, participar de cada batalha, vencer a maioria e ainda conviver com colegas de trabalho maravilhosos! Só tenho a agradecer! #AMOMUITOTUDOISSO



SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG  POR EMAIL NO LINK AO LADO DESTE POST
OU CLIQUE CURTIR NO FACEBOOK NA FAN PAGE ABAIXO, PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: http://www.facebook.com/nutri.alphaville

TODOS deveriam assistir!

Um dos vídeos mais tristes e realistas que já assisti. Peço a todos que assistam, curtam e compartilhem. Pode ser o que falta para mudar a história de vida de alguém. Recebi de uma paciente querida, que teve sua vida transformada recentemente, em todos os sentidos, e não poderia estar mais contente! Vou marcá-la, pois ela é um orgulho e me autorizou! Parabéns Dani, vc faz a diferença! - com Daniela Rovigatti
Há 10 anos estava no Hospital do Coração, no quarto de um paciente bastante chocado e ele disse: Achei que seria impossível acontecer comigo...
A esposa respondeu: Com a vida que levava, impossível seria não acontecer!
Nunca esqueci. É muito triste, mas ela estava certa.


Clique aqui para assistir o vídeo


SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG  POR EMAIL NO LINK AO LADO DESTE POST
OU CLIQUE CURTIR NO FACEBOOK NA FAN PAGE ABAIXO, PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: http://www.facebook.com/nutri.alphaville

Instagram: @alinelamarco.nutricionista 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Qual diferença entre nutricionista e nutrólogo?

Por Jaqueline Galvão

E vice versa. Várias pessoas associam um ao outro, mas essas duas profissões tem algumas diferenças bem importantes, vamos conhecer… 
Nutrólogo
É o profissional formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Nutrologia é uma especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada.Entre outros o nutrólogo faz a prescrição de nutrição parenteral (na veia) em pacientes hospitalizados, orientam sobre a alimentação mais equilibrada para correção do peso e manutenção da saúde, recuperação de estados deficitários, acompanhamento de pessoas com necessidades especiais (atletas, idosos, crianças etc.) estudando a ação biológica dos nutrientes dos alimentos, funções parecidas ao nutricionista, mas a parte da prescrição de dieta, por lei, cabe ao nutricionista, profissional habilitado e com formação exclusivamente voltada para tal ato. A Residência em Nutrologia não habilita o médico para exercer nenhuma das atividades privativas do Nutricionista.
ESTE SÓ PODE ATUAR DENTRO DO HOSPITAL COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA DIETA ENTERAL/PARENTERAL.
Nutricionista
O nutricionista atua como orientador e educador no que diz respeito a alimentação adequada para prevenir e tratar as doenças. É o profissional indicado e o mais capacitado para esta tarefa, pois conhece à fundo os alimentos e trabalha com dietas personalizadas, respeitando as diferenças de hábitos alimentares, estrutura física e situações fisiológicas especiais, tornando o tratamento das doenças mais eficiente e mantendo a saúde das pessoas que acreditam neste provérbio: “nós somos o que comemos”
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA:
- Alimentação Coletiva
- Alimentação Escolar
- Alimentação do Trabalhador
- Nutrição Clínica
- Banco de leite humano (BLH)
- Saúde Coletiva
- Docência (Ensino)
- Indústria de Alimentos
- Nutrição em Esportes
- Marketing de Alimentos e Nutrição
Nenhum médico (nem mesmo o nutrólogo) está legalmente habilitado a prescrever dietas. Geralmente o nutrólogo se diferencia do nutricionista no fato de poder prescrever alguns medicamentos que o paciente necessite, pois é habilitado a isso por ser médico. Então que fique bem claro, mesmo falando de Nutrição, prescrição de dieta é função EXCLUSIVA DO NUTRICIONISTA e os dois profissionais juntos são essenciais para você!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Pequenas atitudes, GRANDES resultados! - parte 1 - Sem tempo para malhar



Muitas vezes as pessoas pensam que o ganho de peso vem de grandes eventos e que apenas dietas radicais podem erradicá-lo. Na verdade, são os hábitos do dia-a-dia que podem definir realmente a forma física e de saúde de uma pessoa.

Claro que no mundo ideal, deveríamos fazer atividade física pelo menos 4x/semana e reestruturar tooooda a alimentação. Mas este post é justamente para você que, mesmo que no momento não consiga fazer tudo, possa melhorar a saúde e o visual.
Na Nutrição, hábitos permanentes contam mais que radicalismos de curto prazo. De novo, vai? Hábitos permanentes contam mais que radicalismos de curto prazo. O que significa que não adianta mais você correr por duas semanas, emagrecer e depois nunca mais, porque na verdade odeia corrida, entende? Vale mais a pena encontrar uma atividade que você goste ou consiga fazer, mesmo que gaste menos calorias que a corrida, por exemplo.
Colocando na ponta do lápis, pequenas atitudes podem trazer enormes resultados, mesmo para quem não tem tempo. Eu sugiro duas coisas para meus pacientes que realmente não tem como fazer uma atividade física:

1. Subir de escadas e aposentar o elevador. Cada lance de escadas gasta em média 14 calorias. Se você subir 15 andares por dia, gastará 210 calorias por dia. Ao longo de uma semana emagrecerá ou deixará de engordar, 210 gramas. Pode parecer pouco, mas dá quase 1 kg por mês (11 kg por ano). Apenas por incorporar este novo hábito na sua rotina.
Pernas, glúteos e abdomem ficarão mais firmes e o percentual de gordura diminuirá.
A dica é começar com 4 andares e aumentar um por dia. NÃO FAÇA SE TIVER PROBLEMAS NOS JOELHOS.

2. Caminhar 10 minutos por dia. Em ritmo acelerado. Pode ser estacionando o carro mais longe, pode ser descendo antes do ônibus, caminhando após o almoço, até o restaurante. Enfim, 10 minutos são fáceis de alcançar. Se não puder fazer a parte de escadas, faça 2 sessões de 10 minutos por dia de caminhada acelerada.
Caminhar 10 minutos por dia reduz em 50% o risco de infartos, sabia? E cabe na sua rotina! 
Se forem 10 minutos, você gastará 50 calorias por dia, perdendo 50 g por semana, 2,6 kg por ano.
Se forem duas sessões, totalizando 20 minutos por dia, serão 5,2 kg por ano!

No próximo post darei dicas similares em relação a alimentação, ok? Se gostou desse, clique em curtir e ajude a divulgá-lo. :)


SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG  POR EMAIL NO LINK AO LADO DESTE POST
OU CLIQUE CURTIR NO FACEBOOK NA FAN PAGE ABAIXO, PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: http://www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mais de 50% da população brasileira está acima do peso e 17% já são obesos (Ministério da Saúde)

Pesquisa do Ministério da Saúde (Vigitel), revela que 51% da população brasileira está acima do peso. Em 2006, este percentual era de 43%. Os homens são a maioria, 54%. Entre as mulheres, o índice chega a 48%.
Mais de 50% da população brasileira está acima do peso e 17% já são obesos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde
Pela primeira vez, o percentual de brasileiros com excesso de peso supera mais da metade da população. A pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostra que 51% da população (acima de 18 anos) está acima do peso ideal. Em 2006, o índice era de 43%.

O estudo também revela que a obesidade (IMC>30 kg/m2) cresceu no país, atingindo o percentual de 17% da população. Em 2006, quando os dados começaram a ser coletados pelo Ministério, o índice era de 11%. O aumento atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Atualmente, 18% das mulheres estão obesas. Entre os homens, a obesidade é de 16%.
O estudo mostra os novos hábitos da população e é um importante para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que se não tomarmos as providências necessárias, corremos o risco de chegar a patamares de obesidade como os dos Estados Unidos.
Apesar de a obesidade estar relacionada a fatores genéticos, há importante influência significativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados. O consumo de frutas e hortaliças está sendo deixado de lado por uma boa parte dos brasileiros. Apenas 22,7% da população ingerem a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Outro indicador que preocupa é o consumo excessivo de gordura saturada: 31,5% da população não dispensam a carne gordurosa e mais da metade (53,8%) consome leite integral regularmente. E ainda 26% dos brasileiros consomem refrigerantes ao menos cinco vezes por semana!!! 
A pesquisa Vigitel apontou menores frequências de obesidade e excesso de peso entre pessoas com mais anos de estudo.
Índice de Massa Corporal (IMC) é uma forma para conhecer o estado nutricional do indivíduo. Para calculá-lo, basta dividir o peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros (IMC = peso / altura x altura). O IMC é apenas um indicativo para descobrir se uma pessoa está ou não está no peso ideal. Outros fatores como sexo, idade, condicionamento físico devem ser levados em conta.
Fonte: news.med.br 
SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG  POR EMAIL NO LINK AO LADO DESTE POST
OU CLIQUE CURTIR NO FACEBOOK NA FAN PAGE ABAIXO, PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: http://www.facebook.com/nutricionista.alinelamarco

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Benefícios das caminhadas

Hoje vamos falar de uma atividade física que considero a mais democrática de todas: a caminhada. Ela pode ser praticada por quase todas as pessoas, mesmo os médicos liberam suas gestantes e cardíacos para caminhadas controladas, não apresenta nenhum custo, traz total liberdade de tempo e, de quebra, faz um bem incrível para a mente. Quem não se sente renovado depois de uma caminhada no parque?
Em São Paulo temos parques incríveis, como o Parque do Povo, Parque do Ibirapuera, Parque Villa Lobos... Na verdade quase toda cidade tem um parque aberto e com a quilometragem marcada no chão.
Quilometragem, isso mesmo! Estamos falando de uma caminhada, não de um passeio, certo? Então ela tem que ser num ritmo acelerado! Dois critérios simples para saber se você está no ritmo certo: você deve transpirar e deve ser um ritmo que tenha dificuldade de conversar.
Se na sua caminhada você consegue colocar toda a conversa em dia com aquela amiga querida, é sinal de que estão caminhando no ritmo errado, ok?
Abaixo temos alguns benefícios das caminhadas. É importante destacar que a queima de gordura ocorre desde o início, mas que ela passa a ser predominante após 30 minutos consecutivos, ok?
Vamos colocar um tênis adequado e incluí-la pelo menos aos finais de semana?
 





SE VOCÊ GOSTOU DESTE POST, CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR O BLOG OU CLIQUE CURTIR NA PÁGINA DO FACEBOOK PARA LER NOTÍCIAS NA SUA PÁGINA: http://www.facebook.com/nutri.aline

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O que não se deve falar para crianças


Pediatra lista 10 coisas que não devemos dizer para as crianças. Vale a pena ler, já que isso pode influenciar (e muito!) na personalidade delas. 

1 – Não rotule seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.

2 – Não diga apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.

3 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.

4 – Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.

5 – Não diga que a injeção não vai doer, porque você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.

6 – Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.

7 – Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.

8 – Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.

9 – Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.

10 – Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.

FONTE: http://itodas.uol.com.br/mae/o-que-nao-se-deve-falar-para-as-criancas/

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dicas quentinhas para esquentar o seu inverno!

Com este friozinho, é normal que muita gente decida jantar "apenas uma sopinha", achando que com isso vai emagrecer. Até porque nesta época, muitas pessoas ficam menos dispostas a comer salada à noite. Mas na verdade, a famosa sopinha de legumes, pode acabar engordando, se tiver batata, por exemplo.

Veja a lista de itens que devem ser excluídos da sua sopa: feijões, ervilha, lentilha, milho, macarrão, creme de leite, pão, arroz, manteiga, batata, mandioca, mandioquinha, inhame, cará, beterraba...

É importante lembrar também que o jantar precisa de uma fonte de proteína magra. Pode ser um ovo cozido, pedacinhos de peito de peru, frango desfiado, um filé após a sopa... Só não vale colocar carnes gordurosas, ok?

Espero que agora esteja mais fácil esquentar suas noites e, ainda assim, continuar emagrecendo :)